Para receber notificações da comunidade de Alphaville e região, inscreva-se em nossos canais no Telegram e WhatsApp
A decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de afastar o prefeito de Barueri, Beto Piteri (Republicanos), e a vice-prefeita, Doutora Claudia (PSB), colocou, por dois dias, os holofotes sobre o presidente da Câmara Municipal, Wilson Zuffa (Republicanos), que assumiu interinamente a prefeitura.
O mandato-tampão durou cerca de um dia, até que Beto Piteri obteve uma liminar que lhe permitiu retornar ao cargo. Nesta semana, Zuffa e outros parlamentares fizeram questão de manifestar apoio ao atual prefeito. Ainda assim, a possibilidade de uma nova eleição não foi descartada, caso o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) mantenha a decisão de cassação.
"A vontade do povo de Barueri foi expressa nas urnas, elegendo tanto cada vereador aqui presente quanto o líder do Executivo", discursou Zuffa na primeira sessão após a turbulenta semana passada.
O político minimizou o impacto de uma eventual nova eleição e rejeitou a tese de que o suposto uso irregular das redes sociais tenha causado desequilíbrio no pleito, como alegou na Justiça Eleitoral o ex-prefeito Gil Arantes (União Brasil). "Nosso povo é inteligente. Se houve algum fator de desequilíbrio, esse fator se chama Rubens Furlan — e ele desequilibra para qualquer lado que estiver", afirmou.
Líder do governo no Legislativo, o vereador Keu Oliveira (PV) seguiu o mesmo tom e desafiou os colegas ao questionar se haveria algum parlamentar que não apoiasse Beto neste momento na Câmara Municipal. Ele ressaltou que o juiz eleitoral da comarca de Barueri já considerou que não houve irregularidades na eleição e afirmou acreditar que o mesmo entendimento prevalecerá no TSE.
Keu fez críticas ao adversário de Beto nas eleições do ano passado. "Beto não foi afastado por corrupção. Foi afastado porque quem concorreu com ele não aguentou o baque e resolveu judicializar a eleição em Barueri", afirmou, em referência a Gil Arantes.
O parlamentar também afirmou que, mesmo diante da possibilidade de uma nova eleição, o grupo político atualmente no comando da cidade permanecerá forte. "Quem tem capital político consegue fazer sucessor agora e sempre, porque tem moral de sobra. Nosso prefeito Rubens Furlan tem demonstrado isso em Barueri", declarou.
A denúncia de abuso dos meios de comunicação, que resultou na cassação de Beto Piteri (Republicanos), foi apresentada pela coligação do ex-prefeito Gil Arantes (União Brasil), derrotado nas eleições de 2024.
Nas últimas semanas, o ex-prefeito Gil Arantes rebateu os argumentos de judicialização do processo e a defesa de que a "vontade popular" deveria prevalecer. Segundo ele, crimes eleitorais desvirtuaram a disputa de 2024. "Se a lei não é obedecida, então não se pode falar em vontade popular", afirmou.
Leia Também
Saiba como foi o 1º dia do julgamento de Bolsonaro e mais sete réus
Supremo inicia julgamento histórico, que antecipa movimentação eleitoral
TRE-SP define que Zona Eleitoral de Barueri julgará ação contra Pablo Marçal por uso de laudo falso
STF começa a julgar Bolsonaro por tentativa de golpe a partir de 2 de setembro
Moraes determina vigilância integral de Bolsonaro pela polícia penal
Tarcísio é alçado a presidenciável em festa de partido a uma semana de julgamento de Bolsonaro
PF aponta que Bolsonaro movimentou R$ 30,5 milhões em um ano
Exclusiva: MP acata recurso de Gil Arantes e pede cassação do prefeito Piteri e do ex-gestor Furlan
Polícia Federal indicia Jair e Eduardo Bolsonaro por coação e faz buscas contra Silas Malafaia