Mudanças de plano

POR QUE BOLSONARO TEM DITO QUE ELE E MICHELLE DEVEM CONCORRER AO SENADO EM 2026

Desde que retornou ao Brasil, no mês passado, Jair Bolsonaro tem dito a aliados do PL que seu desejo é… [ ]

17 de abril de 2023

Desde que retornou ao Brasil, no mês passado, Jair Bolsonaro tem dito a aliados do PL que seu desejo é concorrer a uma vaga no Senado em 2026, e não à Presidência da República. O motivo apresentado pelo capitão, em conversas reservadas, é o elevado número de processos que responde na Justiça, além de investigações conduzidas pela Polícia Federal por sua atuação no Palácio do Planalto.

Jair Bolsonaro afirma que é alvo de tantas ações na Justiça comum e no Supremo Tribunal Federal (STF), porque ocupou o posto de presidente e diz que o caminho no Senado seria mais “tranquilo”. Esse é o mesmo argumento que ele leva a integrantes do PL quando o assunto é a candidatura de Michelle Bolsonaro, em 2026.

O ex-presidente repete que não quer que a esposa se candidate a nenhum cargo do Executivo, sob a justificativa de que ela entraria na mira da Justiça.

No início do mês, Bolsonaro prestou depoimento no inquérito das joias da Arábia Saudita trazidas de forma ilegal para o Brasil pela comitiva do ex-ministro Bento Albuquerque. Na semana passada, o ministro do STF Alexandre de Moraes determinou que a PF marque o depoimento dele sobre os atos golpistas de 8 de janeiro em dez dias.

Como informou o jornal “Folha de S. Paulo”, Bolsonaro tem dito que, como senador poderia liderar um bloco na Casa, inclusive com outros membros de seu clã, como a própria Michelle e o senador Flávio Bolsonaro. Flávio avalia, no entanto, disputar a prefeitura do Rio de Janeiro, em 2024.

O ex-presidente admite, porém, que tem grande chance de se tornar inelegível pelo Tribunal Superior Eleitoral, o que frustraria qualquer plano de concorrer a um cargo eletivo. (O Globo)

0 Comentários

Deixe o seu comentário!