De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é o país mais ansioso do mundo. 18,6 milhões de brasileiros, ou 9,3% da população, convivem com a ansiedade.
Estudos recentes mostram que o transtorno de ansiedade está presente em portadores da síndrome de burnout. O distúrbio vai integrar a próxima Classificação Internacional de Doenças (CID-11) da Organização Mundial de Saúde (OMS) como problema associado ao desemprego.
A síndrome é fruto do desgaste emocional e diretamente associada ao estresse crônico no trabalho, gerando também ansiedade.
Maior e mais populosa cidade do país, São Paulo apresenta índices de ansiedade semelhantes aos de países em guerra. Em 2014, a Universidade de São Paulo publicou estudo mostrando que 19,9% da população sofre de algum transtorno de ansiedade.
A FAPESP divulgou estudo dos Pesquisadores do Instituto de Psiquiatria (IPq) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo mostrando que metade dos moradores da Região Metropolitana de São Paulo e portadores de ansiedade apresentam alguma dor crônica.
A mais comum foi transtorno de humor (50%), seguida de doenças respiratórias (33%), doença cardiovascular (10%), artrite (9%) e diabetes (7%).
Leia Também
Marta é indicada ao prêmio de gol mais bonito da temporada da Fifa
Mais de 20 milhões de brasileiros têm diabetes, revela estudo
A cada hora, 14 crianças são internadas no Brasil por acidentes, aponta estudo
Anvisa proíbe versões manipuladas da semaglutida, usada no Ozempic
Alerta: casos de coqueluche crescem quase 400% em bebês
Pesquisa feita com cães dá esperança para quem perdeu movimentos
Planos de saúde passam a oferecer implante contraceptivo mais eficaz do mundo sem custo adicional
Campanha do Instituto MPD para doação de sangue ajuda mais de 250 pessoas
Doenças articulares comprometem a saúde física e emocional dos cães, alerta especialista