Com a chegada do verão, aumento das temperaturas e das chuvas, a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES‑SP) alerta a população para o aumento de acidentes com escorpiões e outros animais peçonhentos no território paulista. De acordo com o painel da SES-SP, até a última sexta-feira (7), foram registradas mais 34 mil ocorrências e dois óbitos envolvendo escorpiões.
"Para prevenir o risco de aparecimento dos escorpiões é necessário manter quintais e jardins limpos, evitar o acúmulo de entulhos e vedar ralos e frestas em residências. As ações de limpeza urbana e o manejo correto de resíduos são fundamentais para reduzir o risco de acidentes e controlar a proliferação dos escorpiões", destaca Tatiana Lang, diretora do Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE) da SES.
Os sintomas mais comuns após a picada incluem dor intensa, sensação de ardência ou agulhadas e inflamação no local. Nos quadros moderados podem apresentar dor intensa, vômitos ocasionais, suor, agitação, aumento dos batimentos cardíacos e da respiração.
Já em quadros graves, mais frequentes em crianças de até 10 anos, o vômito pode ser abundante, assim como o suor, além do choro intenso e contínuo. Esses sintomas indicam agravamento e exigem atendimento médico imediato.
Em caso de picada, o ideal é lavar o local com água e sabão, aplicar compressa morna e evitar espremer, sugar ou fazer torniquete. A recomendação é procurar imediatamente a unidade de saúde mais próxima. Levar o animal ou uma foto pode ajudar na identificação, mas não é necessário captura‑lo.
O estado conta hoje com 232 Pontos Estratégicos de Soro Antiveneno (PESAs), distribuídos estrategicamente para reduzir o tempo entre a picada e o atendimento, especialmente no caso de crianças de até 10 anos. Esses locais estão preparados para tratar acidentes com animais peçonhentos e possuem soro antiescorpiônico. Para localizar o posto de atendimento mais próximo basta acessar o site: https://cievs.saude.sp.gov.br/soro/.
Prevenção- Mantenha quintais, jardins e áreas de serviço limpos, sem entulho ou restos de construção, que servem de abrigo para escorpiões e outros animais;
- Evite acumular lixo, folhas secas e madeira; guarde objetos em locais elevados;
- Vede frestas em paredes e pisos, use telas em ralos e batentes de portas;
- Ao andar em áreas verdes, use calçados fechados e luvas, principalmente, ao manusear materiais empilhados;
- Guarde calçados em sacos plásticos ou caixas;
- Sacuda roupas, toalhas e calçados antes de usá-los.
Leia Também
Estado de SP confirma 10ª morte por intoxicação com metanol
Anvisa manda recolher lava-roupas líquido da Ypê por contaminação
Barueri promove Dia D de Combate à Dengue neste sábado (29) no Boulevard
Butantan desenvolve vacina contra dengue única no mundo e reforça protagonismo científico do Brasil
Saiba como será oferta de vacina para grávidas que previne bronquiolite em bebês
Especialistas consideram Alphaville um polo de saúde de alto padrão
Ministério emite alerta para azeites fraudados; saiba quais marcas
Barueri amplia campanha de vacinação contra HPV para crianças e adolescentes de 9 a 14 anos
Com alta nas arritmias, SP alerta para cuidados com o coração