Ir ao Museu do Louvre, em Paris, e observar a Mona Lisa, de Leonardo Da Vinci, é uma experiência tão distante e peculiar, diante da multidão de smartphones e máquinas fotográficas.
Há quem diga que aquele sequer seria de fato o quadro original – mas sim uma cópia precisa, com a pintura de Da Vinci guardada seguramente em um cofre impenetrável. Seja como for, observar de perto e em detalhes a Mona Lisa é hoje impossível.
A solução encontrada pelo Louvre para oferecer uma experiência mais rica e próxima do mais célebre quadro do mundo é a Realidade Virtual.
Entre outubro de 2019 e fevereiro de 2020 o museu oferecerá aos visitantes a possibilidade de interagir virtualmente com o quadro, através do projeto "Mona Lisa: Além do Vidro". Com óculos de RV os visitantes poderão observar a pintura bem de perto, quase como se pudesse tocar nas pinceladas do mestre renascentista, pintadas entre os anos de 1503 até 1517. A experiência imersiva, criada em parceria com a HTC Vive Arts, se dará em tributo aos 500 anos da obra e da morte de Leonardo, em 1520.
Além de poder observar de perto a técnica e o impressionante resultado da obra – e se aproximar do enigmático sorriso da "Gioconda" -, a Realidade Virtual oferecerá uma série de informações complementares em multimídia. E quem não puder ir até Paris não precisa lamentar: a Vive Arts irá oferecer uma versão estendida disponível para download, através da Viveport, plataforma online do projeto.
Leia Também
Latitudes apresenta roteiros para 2026 em seu private jet, incluindo itinerário inédito na Oceania
Argentina passa a exigir seguro viagem de todos os turistas
China isenta brasileiros de visto para estadias de até 30 dias a partir de 1º de junho
Greve geral na Argentina provoca cancelamento e reprogramação de voos de companhias aéreas
Blue Tree Hotels celebra a Páscoa com programação especial inspirada no cacau brasileiro
Four Seasons apresenta The Road to The Giorgio Armani Tennis Classic com grandes nomes do tênis
Wet´n Wild lança temporada Verão 2025 com novidades na programação
Four Seasons anuncia resort de luxo com residências em Deer Valley, nos EUA
Reino Unido começa a exigir novo documento de turistas brasileiros