Planejar as férias ou feriados prolongados pode ser uma tarefa muito cansativa, principalmente tendo os destinos em alta como foco. Entretanto, olhar o calendário de forma mais estratégica, levando em consideração fatores climáticos e culturais, pode fazer sua viagem mais rentável, com experiências mais completas e menos imprevistos.
No Sul, por exemplo, há uma gama de possibilidades além dos meses de frio, considerada a alta temporada da região. As cidades que compõem a rota do vinho, como Bento Gonçalves e Garibaldi, podem ser uma boa opção fora de temporada, contando com um fluxo menor de turistas e atrações que funcionam o ano todo.
Já para as praias do Nordeste, o clima pode realmente atrapalhar. Nas praias de Porto Seguro, na Bahia, como Caraíva, as chuvas invernais ou do fim do verão podem dificultar a chegada do turista. A instabilidade climática fora do verão, com chuvas e ventos fortes, às vezes impossibilita alguns passeios, como os de corais (em Trancoso fica o Parque Marinho Recife de Fora, que depende das condições do mar e da maré.
Entanto, no inverno e outono as temperaturas ficam mais amenas, sendo propício para curtir o Santuário Ecológico de Pipa, em Tibau do Sul, no Rio Grande do Norte, e o parque aquático Beach Park, em Aquiraz, no Ceará.
Leia Também
Latitudes apresenta roteiros para 2026 em seu private jet, incluindo itinerário inédito na Oceania
Argentina passa a exigir seguro viagem de todos os turistas
China isenta brasileiros de visto para estadias de até 30 dias a partir de 1º de junho
Greve geral na Argentina provoca cancelamento e reprogramação de voos de companhias aéreas
Blue Tree Hotels celebra a Páscoa com programação especial inspirada no cacau brasileiro
Four Seasons apresenta The Road to The Giorgio Armani Tennis Classic com grandes nomes do tênis
Wet´n Wild lança temporada Verão 2025 com novidades na programação
Four Seasons anuncia resort de luxo com residências em Deer Valley, nos EUA
Reino Unido começa a exigir novo documento de turistas brasileiros