Dança das cadeiras

VEREADORES DO PL DEVEM CAIR, VEJA QUEM PODE ASSUMIR NO LUGAR

Como já esperado, os três vereadores do PL de Pinheiro devem ser cassados nos próximos dias. O TRE-MA julgou procedente… [ ]

20 de abril de 2023

Como já esperado, os três vereadores do PL de Pinheiro devem ser cassados nos próximos dias. O TRE-MA julgou procedente e encaminhou para jurisdição local decidir o mérito da acusação contra o PL por descumprimento da cota mínima de 30% de candidaturas de mulheres nas eleições para o Legislativo municipal, em 2020.

Com a anulação da chapa, quem devem perder os mandatos são os três vereadores do partido: Jaelson Pereira, Guto e Riba do Bom Viver.

Ainda segundo a Justiça Eleitoral, como toda a votação da chapa foi anulada, será preciso refazer a contagem do quociente eleitoral para os demais partidos que concorreram em 2020. É o cálculo que define quantos legisladores serão eleitos em cada coligação.

Surgindo a dúvida: quem deve assumir?

Paulinho Enfermeiro está como titular, mas ocupando a vaga que era de Edmilson Silva. João Morais é o primeiro suplente do PP, Beto de Ribão é o primeiro suplente do MDB e Keilmilson é o mais votado do PT e com sobra de votos suficientes para ficar com a vaga.

Com a anulação da votação do PL, o quociente eleitoral tende a diminuir de 2.544 em 2020 para 2.171 com a nova recontagem. A sugestão do Diário da Baixada é a seguinte:

Pelo PDT, retornam ao mandato os que já estão e Paulinho Enfermeiro entraria pela recontagem dos votos, já o 1º suplente Capadinho assumiria como titular pela vacância deixada pelo vereador Edmilson Silva, falecido em 2021.

No PP, além dos que já estão como titulares, sobraria uma vaga para João Morais, que atualmente é o primeiro suplente da coligação.

A dúvida maior seria com relação a 3ª vaga, pois o PT, não completou o quociente eleitoral, mas sua sobra de votos é maior que a do MDB que elegeu Felipe de Chicão. O consenso é que ou Beto de Ribão ou Keimilson devem ocupar a 3º vaga.

Todos os envolvidos do PL já foram intimados, e nos próximos dias deve haver alguma decisão, vamos aguardar.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!