A partir deste mês, todos os modelos de carro elétrico que chegarem ao mercado europeu serão obrigados a produzir barulho, mesmo que de maneira artificial.
Intitulado Acoustic Vehicle Alert Systems (AVAS), o sistema pedido pela lei da união produz um som que é muito parecido ao "ronco" do motor e passa a funcionar a partir do momento que o veículo atinge a velocidade de 19 quilômetros por hora.
O carro elétrico, por não contar com um motor a combustão, tem sua performance desprovida do tradicional barulho que acompanha os veículos.
Por mais que a experiência sonora seja um alívio para as grandes cidades, esta característica acaba afetando indiretamente a rotina de tráfego: os pedestres não conseguem identificar a aproximação de veículos elétricos pelo ouvido, o que os deixa ainda mais vulneráveis a acidentes.
Enquanto para o mercado o sistema é exigido à partir desta segunda, os donos de modelos elétricos na UE tem até julho de 2021 para fazer a implementação do AVAS em seus próprios veículos.
Leia Também
Santana de Parnaíba celebra aniversário com programação especial
Bocelli se apresenta na Arena Pacaembu em novembro
Maria Bethânia celebra 60 anos de carreira em show
Feira Vegana de Halloween acontece em SP no dia 26
Exposição imersiva sobre "O Estranho Mundo de Jack" estreia em São Paulo
“Disney On Ice: Aventuras na Estrada” chega ao Brasil em maio
Round 6: Netflix divulga teaser da terceira e última temporada da série
Confira os filmes que estreiam nos cinemas de Alphaville em maio
Segunda temporada de “Wandinha” estreia em agosto e será lançada em duas partes