Para receber notificações da comunidade de Alphaville e região, inscreva-se em nossos canais no Telegram e WhatsApp
Em 2025, um dos maiores ícones da música brasileira, Ney Matogrosso, completa 50 anos de carreira, e o Museu da Imagem e do Som (MIS), instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, preparou uma exposição especial para celebrar a trajetória única do artista.
Intitulada "Ney Matogrosso", a mostra faz um percurso cronológico pela vida e obra do cantor, passando por cada década de sua atuação nos palcos – desde sua estreia como vocalista do lendário grupo Secos & Molhados, nos anos 1970, até seu mais recente álbum, "Nu com minha música", o primeiro concebido separadamente de um show.
Dividida em seis áreas, a exposição reúne centenas de itens, incluindo figurinos e adereços icônicos usados em shows e videoclipes, além de documentos, capas de álbuns, pôsteres e CDs. Destaque também para trechos de uma entrevista concedida por Ney Matogrosso ao programa Notas Contemporâneas, do MIS, durante as comemorações dos 45 anos do museu, em 2015. A mostra ainda apresenta fotografias emblemáticas de todas as fases do artista, com obras de renomados fotógrafos como Madalena Schwartz, Thereza Eugênia, Ary Brandi e Daryan Dornelles.
A curadoria é assinada pelo diretor-geral do MIS, André Sturm, enquanto o projeto expográfico foi desenvolvido pelos arquitetos Juan Cabello Arribas e Viviane Sá. Os textos da exposição foram escritos pelo jornalista Julio Maria, autor da biografia "Ney Matogrosso – a biografia", lançada pela Companhia das Letras em 2021. A exposição conta com parceria do Senac e apoio da Paris Filmes.
"Antes de tudo, sou um fã do Ney Matogrosso desde os anos 70. É um imenso prazer poder levar aos visitantes do MIS a história deste artista único do cenário brasileiro, que segue com a mesma energia mobilizando o público", afirma André Sturm. "Ney foi o grande destaque das celebrações de 45 anos do MIS, em 2015, ao participar do programa Notas Contemporâneas, contando para o público presente histórias de sua vida e carreira. Foi um momento inesquecível e, agora, dez anos mais tarde, trazemos essa nova homenagem com uma exposição inédita e muito especial", completa.
A exposição também apresenta elementos cenográficos desenvolvidos pela Paris Entretenimento, exclusivamente para o filme "Homem com H", que tem previsão de lançamento para maio de 2025. Dirigido por Esmir Filho, o longa-metragem conta com Jesuíta Barbosa no papel de Ney Matogrosso.
Outro ponto alto da mostra é a exibição completa da coleção de indumentária de Ney Matogrosso, que inclui mais de 200 itens, entre calçados e adereços de cabeça, da década de 1970 aos anos 2000. A coleção foi cedida pelo próprio artista ao Senac São Paulo, que a mantém sob guarda e a utiliza como objeto de estudo no departamento de Moda. Esta é a primeira vez que o acervo será exibido em sua totalidade.
Serviço | Exposição "Ney Matogrosso"
Horários: Terças a sextas – 10h às 19h; sábados – 10h às 20h; domingos e feriados – 10h às 18h
Ingresso: R$ 30 (inteira) R$ 15 (meia); terças-feiras gratuitas; terceira quarta-feira do mês: ingresso gratuito, retira apenas na bilheteria física do MIS no momento da visita (parceria B3)
Classificação indicativa: livre
Local: Museu da Imagem e do Som – MIS | Avenida Europa, 158, Jardim Europa, São Paulo
Leia Também
“Mississippi in Blues” mistura dança, teatro e cultura em Barueri
Andrea Bocelli celebra 30 anos de carreira com dois shows no Brasil
Roda Rico celebra fim de ano com cabineokê, pacotes gastronômicos e show de luzes natalinas
Exposição Tarsila do Amaral: veja como agendar visita no Palácio do Governo
Catarina Fashion Outlet recebe feira de gatos exóticos com entrada gratuita
Instituto Cacau Show apresenta espetáculo musical “O Legado” em Barueri
São Roque recebe Portugal Fest com gastronomia, música e cultura lusitana
Com mais de 18 obras, iGaleria recebe exposição “Espelho da Alma”
Nova edição da São Paulo Restaurant Week celebra a culinária italiana