Apesar de estarem respeitando as restrições impostas por diferentes esferas de governo em resposta à pandemia do novo coronavírus, empresários de Alphaville e região têm aumentado a pressão pela retomada da atividade econômica.
Favorável à reabertura gradual dos negócios, o SinHoRes Osasco – Alphaville e Região (Sindicato Empresarial de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares) enviou ao governador João Doria (PSDB) um ofício pedindo a retomada a partir do dia 7 de abril.
"Num primeiro momento, a medida (de isolamento) do governo estadual foi acertada, até para que seja preservado o sistema de saúde", diz Edson Pinto, presidente do sindicato patronal. "Mas agora eu acho que já há espaço para uma flexibilização", afirma ele, que diz manter boa interlocução com as autoridades estaduais.
Outros empresários, porém, criticam Doria, a quem acusam de "politizar" a questão. "Os governadores estão politicando, usando palanque, para baixar o nível de aprovação do Governo Federal", disse um representante da categoria.
Essa ala mostra-se mais alinhada ao discurso do presidente Jair Bolsonaro, que tem insistido - ao contrário das evidências científicas - na importância de se retomar a atividade econômica antes de "achatar" a curva de casos, o que impediria o colapso do sistema de saúde.
"Existe mais uma briga política que de certa forma tem prejudicado principalmente a população de São Paulo", diz Roberto Pedroso, proprietário de 5 lojas da Ótica Center na região. "Doria está distante, ele causa uma divisão no povo", critica.
O discurso começou a ganhar força em Alphaville logo após o pronunciamento feito pelo presidente no dia 25 de março, quando ele pediu que a população voltasse à normalidade. Na terça (31) porém, em nova fala na TV, Bolsonaro moderou o tom e falou que o enfrentamento à epidemia é o "maior desafio da nossa geração".
Na próxima terça-feira (7), Doria irá decidir se renova a quarentena. "Aos empresários mais afoitos, aos empresários que estão preocupados com seus lucros, suas vantagens, benefícios e não têm o olhar humanitário para aquilo que fazem, a vida vem antes do lucro", disse o governador na terça (31).
Leia Também
Receita paga lote da malha fina de novembro
Black Friday deve movimentar R$ 5,4 bilhões no comércio do país
Governo de SP lança concurso para auditor fiscal do Estado, com salário de R$ 21 mil
Black Friday agita o Shopping Tamboré com desconto médio de 70% e expectativa de público recorde
Lei que amplia isenção do Imposto de Renda será sancionada pelo presidente
Veja como vai funcionar devolução do Pix em caso de golpe
Inscrições para 9,5 mil vagas do IBGE vão até 11 de dezembro
Preço do material escolar pode variar mais de 40% em lojas que atendem Alphaville
Barueri se destaca e é a quarta cidade que mais gerou empregos formais em SP