O fechamento do comércio causado pelo combate ao novo coronavírus tem feito os pequenos empreendedores se desdobrarem para manter seus negócios em funcionamento. Além do investimento no serviço de delivery, outra ação tem ganhado força não só em Alphaville, mas em todo o Brasil: a valorização do comerciante local em detrimento das grandes redes e corporações.
Em Alphaville, ações nesse sentido se popularizaram nas redes e a população está fazendo sua parte, apesar de todas as dificuldades.
"É uma excelente oportunidade para as pessoas conviverem mais com o comércio local com um todo, até pela logística que é mais rápida do que a das grandes empresas, tem sido um aprendizado para todo mundo", diz Marco Camargo, proprietário do Bar do Alemão, que tem três estabelecimentos na região - dois deles, em shoppings, estão fechados.
Por outro lado, o movimento por delivery em sua unidade do Alpha Square Mall aumentou, em boa parte devido a ligação mais próxima com os consumidores. "Eu estou vendo as pessoas tentarem ajudar umas às outras", diz o empresário. "O delivery está muito forte, se intensificou, o nosso cliente está em casa, mas não deixa de consumir", afirma.
Segundo dados oficiais do Sebrae (2019), 6,3 milhões de pequenos negócios compõem o pequeno varejo brasileiro, setor responsável pelo sustento direto de cerca de 13 milhões de pessoas no Brasil. Ainda de acordo com a entidade, estima- -se que o segmento seja fonte de renda para quase 43 milhões de brasileiros no total.
Brasil
Capitaneada por nomes como Fred Trajano (Magazine Luiza), Jean Jereissati Neto (Ambev) e Guilherme Weege (Grupo Malwee), a campanha #CompredoBairro segue a mesma linha, e deu início nesta semana a um movimento para capacitar gratuitamente o pequeno varejo brasileiro de modo a estimular o consumo nesse tipo de estabelecimento.
O objetivo, diz Weege, é "ajudar o pequeno varejista brasileiro a se profissionalizar e, assim, se tornar mais competitivo diante deste cenário econômico complexo e adverso que estamos vivenciando".
Os cursos, promovidos em parceria com o Sebrae, podem ser acessados pelo site www.movimentocompredobairro.com.br. A lista inclui aulas de Gestão Financeira e Contábil, Gestão Fiscal, Marketing Digital, Recursos Humanos, Digitalização e Experiência do Consumidor.
Leia Também
Receita paga lote da malha fina de novembro
Black Friday deve movimentar R$ 5,4 bilhões no comércio do país
Governo de SP lança concurso para auditor fiscal do Estado, com salário de R$ 21 mil
Black Friday agita o Shopping Tamboré com desconto médio de 70% e expectativa de público recorde
Lei que amplia isenção do Imposto de Renda será sancionada pelo presidente
Veja como vai funcionar devolução do Pix em caso de golpe
Inscrições para 9,5 mil vagas do IBGE vão até 11 de dezembro
Preço do material escolar pode variar mais de 40% em lojas que atendem Alphaville
Barueri se destaca e é a quarta cidade que mais gerou empregos formais em SP