Na terça-feira (23), a Receita Federal disponibilizou a consulta ao segundo lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) de 2020. O pagamento será feito na próxima semana, no dia 30 de junho, data de encerramento do período de entrega das declarações.
Como saber se a declaração foi liberada?
O contribuinte deve acessar o site da Receita Federal, neste link. Na página, é possível acessar o extrato da declaração e ver se há inconsistências de dados identificadas pelo processamento. Caso isso aconteça, o contribuinte pode fazer a autorregularização, através da entrega de declaração retificadora.
Também é possível fazer a consulta por meio de aplicativos da Receita para smartphones e tablets.
Restituição
O valor restituído ficará disponível no banco durante um ano. Caso o contribuinte não faça o resgate dentro do prazo, será necessário entrar com um requerimento online, mediante o Formulário Eletrônico - Pedido de Pagamento de Restituição, ou diretamente no e-CAC, no serviço Extrato do Processamento da DIRPF.
Caso o valor não seja creditado, a pessoa deve contactar pessoalmente qualquer agência do Banco do Brasil ou ligar para a Central de Atendimento, por meio do telefone 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos), para agendar o crédito em conta-corrente ou poupança, em seu nome, em qualquer banco.
Leia Também
Receita paga lote da malha fina de novembro
Black Friday deve movimentar R$ 5,4 bilhões no comércio do país
Governo de SP lança concurso para auditor fiscal do Estado, com salário de R$ 21 mil
Black Friday agita o Shopping Tamboré com desconto médio de 70% e expectativa de público recorde
Lei que amplia isenção do Imposto de Renda será sancionada pelo presidente
Veja como vai funcionar devolução do Pix em caso de golpe
Inscrições para 9,5 mil vagas do IBGE vão até 11 de dezembro
Preço do material escolar pode variar mais de 40% em lojas que atendem Alphaville
Barueri se destaca e é a quarta cidade que mais gerou empregos formais em SP