São Paulo | 30ºC
Seg, 01 de Dezembro
Busca

OLX, Temu e AliExpress são os e-commerces e marketplaces que mais trazem desconfiança aos consumidor

Participantes da pesquisa apontaram assuntos falsos nas redes sociais entre os pontos negativos

Banner
14 Jul 2025 - 13h59 Betsul; Gláucia Arboleya; Graziela Costa; Paulo Talarico; Renato Ishikawa; Samara Najjar; Tom Coelho   atualizado em 04/11/2025 às 10h38
Respondentes da pesquisa destacaram sobre sites falsos que se passam por uma loja oficial (Pixabay)
Segundo pesquisa da Branddi, especialista em proteção de marcas no ambiente digital,  os e-commerces e marketplaces que, atualmente, mais trazem desconfiança entre os consumidores são OLX (50%), Temu (36%), AliExpress (29%), Shoppe (29%) e Mercado Livre (28%).

De acordo com os participantes do estudo, anúncios falsos em redes sociais são o tipo de golpe mais comum em seus círculos sociais (71%). Na sequência, aparecem os sites falsos que se passam por uma loja oficial (60%) e e-mails ou mensagens que direcionam para portais piratas (52%).

Considerando os golpes citados, que se configuram como concorrência desleal (ao utilizarem a imagem de uma marca para confundir os consumidores em ações fraudulentas), o Procon vem alertando a população sobre esse modelo de fraude. O órgão chama atenção para o uso de perfis falsos e de inteligência artificial como recursos para simular campanhas de empresas conhecidas, geralmente oferecendo produtos com preços abaixo do mercado ou vantagens irreais.

Diego Daminelli, CEO da Branddi, fala sobre a importância de os negócios se manterem protegidos de modo a manter o vínculo com os consumidores: "Quando uma marca é usada em um golpe, o cliente afetado geralmente associa essa experiência negativa à própria empresa, ainda que ela não tenha sido responsável pela fraude. Por isso, cuidar da presença digital vai além de uma questão técnica: é uma estratégia essencial de gestão da reputação e de confiança".

Ações de proteção são critério de confiança
A boa notícia para as marcas é que, mesmo após experiências negativas, muitos consumidores demonstram disposição para reavaliar suas decisões, desde que percebam uma postura responsável e transparente por parte das empresas.

Para 53% dos entrevistados, a implementação de medidas de proteção mais visíveis no site é o principal fator que aumentaria a credibilidade após um golpe. Outros 42% mencionaram a importância de um posicionamento público sobre o caso, e 42% valorizam o reforço da comunicação sobre fraudes nos canais oficiais.

"As marcas não podem mais aguardar o problema acontecer para agir. Hoje, o consumidor espera que as empresas estejam atentas, comuniquem riscos e atuem de forma preventiva. Assumir um local de orientação em canais próprios, educando a população antecipadamente, também se mostra como uma atitude extremamente bem vista. Essa responsabilidade digital auxilia na construção da confiança que o cliente deposita nas marcas", ressalta Daminelli.

O estudo
Para o estudo, foram entrevistados 500 brasileiros de todos os estados do país, incluindo mulheres e homens, com idade a partir dos 18 anos e de todas as classes sociais.

Os dados foram levantados via plataforma de pesquisas online e a coleta realizada no dia 12 de junho de 2025. 

Leia Também

Governo de SP lança concurso para auditor fiscal do Estado, com salário de R$ 21 mil
Oportunidade

Governo de SP lança concurso para auditor fiscal do Estado, com salário de R$ 21 mil

Lexus abre maior concessionária do país em Alphaville com conceito de luxo automotivo e experiência

Lexus abre maior concessionária do país em Alphaville com conceito de luxo automotivo e experiência

Gigante de piscinas pré-fabricadas, iGUi abre unidade em Alphaville

Gigante de piscinas pré-fabricadas, iGUi abre unidade em Alphaville

Equinix, sediada em Alphaville, faz parceria com a F5 para acelerar infraestrutura crítica para IA

Equinix, sediada em Alphaville, faz parceria com a F5 para acelerar infraestrutura crítica para IA

Com sede em Alphaville, Azul encerra operação em 14 cidades

Com sede em Alphaville, Azul encerra operação em 14 cidades

GTPW chega a sua 11ª edição com 45 companhias premiadas como as Melhores Empresas para trabalhar Bar

GTPW chega a sua 11ª edição com 45 companhias premiadas como as Melhores Empresas para trabalhar Bar

MPD Engenharia usa inteligência artificial e otimiza em 25% tempo de negociação

MPD Engenharia usa inteligência artificial e otimiza em 25% tempo de negociação

Após dez anos em Alphaville, Grupo Bradesco Seguros muda sede para Avenida Paulista

Após dez anos em Alphaville, Grupo Bradesco Seguros muda sede para Avenida Paulista

Acelerador Experience reúne empresários, como Roberto Justus, em Alphaville para imersão estratégica

Acelerador Experience reúne empresários, como Roberto Justus, em Alphaville para imersão estratégica

Santander abre Programa de Trainee 2026 com salários de até R$9,2 mil

Santander abre Programa de Trainee 2026 com salários de até R$9,2 mil

Mais Lidas

Paulistano Barueri supera Fluminense no Rio e quebra invencibilidade das cariocas na Superliga

Paulistano Barueri supera Fluminense no Rio e quebra invencibilidade das cariocas na Superliga

Cartório de Alphaville participa da Jornada Notarial com orientação gratuita à população

Cartório de Alphaville participa da Jornada Notarial com orientação gratuita à população

Tentativas de fraudes com documentos mais que dobram de 2022 a 2025

Tentativas de fraudes com documentos mais que dobram de 2022 a 2025

Black Friday agita o Shopping Tamboré com desconto médio de 70% e expectativa de público recorde

Black Friday agita o Shopping Tamboré com desconto médio de 70% e expectativa de público recorde