Na reta final antes do tarifaço de 50% sobre produtos brasileiros vendidos aos Estados Unidos, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse nesta quarta-feira (30), que há possibilidade de uma nova conversa com o secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, quando ele regressar da Europa.
"Tenho tentado contato com ele, mas ele está na Europa, fechando acordos. A assessoria dele pediu um pouco de paciência em função das missões que ele está cumprindo lá", declarou o ministro ao chegar à sede da pasta.
Em maio, o ministro da Fazenda esteve reunido com Bessent em Los Angeles, na Califórnia (EUA), para tratar das relações econômicas bilaterais entre os dois países. Agora, está previsto para entrar em vigor já nesta sexta-feira, 1º de agosto, uma tarifa de 50% prometida pelo presidente norte-americano, Donald Trump, para todos os produtos brasileiros vendidos para o mercado americano. Até o momento, não há sinal de que esse movimento poderá ser revertido.
"As conversas estão evoluindo e, na minha opinião, continuar evoluindo. Independentemente da decisão que foi tomada pelo governo dos EUA, ela não vai significar o fim, o fim. É o começo, na minha opinião. É o começo de uma conversa", afirmou Haddad.
O vice-presidente da República Geraldo Alckmin tem reiterado que o foco do governo, em relação ao tarifaço, é na negociação, e que um plano de contingência só será publicado após o prazo de 1º de agosto. Haddad reforçou este argumento nesta manhã.
(Com informações do Estadão)
Leia Também
Saiba como foi o 1º dia do julgamento de Bolsonaro e mais sete réus
Supremo inicia julgamento histórico, que antecipa movimentação eleitoral
TRE-SP define que Zona Eleitoral de Barueri julgará ação contra Pablo Marçal por uso de laudo falso
STF começa a julgar Bolsonaro por tentativa de golpe a partir de 2 de setembro
Moraes determina vigilância integral de Bolsonaro pela polícia penal
Tarcísio é alçado a presidenciável em festa de partido a uma semana de julgamento de Bolsonaro
PF aponta que Bolsonaro movimentou R$ 30,5 milhões em um ano
Exclusiva: MP acata recurso de Gil Arantes e pede cassação do prefeito Piteri e do ex-gestor Furlan
Polícia Federal indicia Jair e Eduardo Bolsonaro por coação e faz buscas contra Silas Malafaia