De acordo com o balanço divulgado, em 20 de outubro, pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, 38 casos de intoxicação por metanol foram confirmados e seis óbitos no estado.
Nos municípios da região Oeste Metropolitana, integrantes do Consórcio Intermunicipal (Cioeste), mais a capital paulista foram 25 ocorrências; sendo 22 em São Paulo e três em Osasco. Há um caso em investigação no município de Cajamar.
A Polícia Civil prendeu 64 pessoas em 2025, durante operações contra a venda irregular e adulteração de bebidas com metanol.A intoxicação por metanol é grave e pode causar cegueira permanente ou até a morte.
Em todo o estado, 15 estabelecimentos foram interditados preventivamente e 20 comércios tiveram suas inscrições estaduais suspensas. Mais de 72 mil garrafasforam apreendidas ao longo de 2025.
Especialista explica
Dr. Marcus Gaz, cardiologista e gerente médico das unidades avançadas do Hospital Israelita Albert Einstein, esclarece o efeito tóxico do metanol no organismo: "As células possuem mitocôndrias que consomem oxigênio para produzir energia. O metanol, principalmente seus metabólitos como o ácido fórmico, bloqueia esse processo, impedindo o consumo de oxigênio e asfixiando as células. Os tecidos neurológicos são os mais vulneráveis, sendo os primeiros a serem afetados e os que mais sofrem com isso. Por isso, alterações visuais, cefaleias e convulsões são sintomas comuns nesses casos."
Sobre o tempo para o surgimento dos sintomas e agravamento, o especialista destaca que "muitas vezes, o metanol é consumido junto com etanol, que compete pela mesma via metabólica no fígado. Como o metabolismo do metanol é mais lento nesse cenário, os sintomas podem demorar a aparecer, variando conforme as condições e características individuais."
Sinais de intoxicação
Os sintomas iniciais podem ser confundidos com uma embriaguez comum, mas costumam persistir e piorar.
Fique atento a desconforto no estômago, náuseas, vômitos e dor abdominal intensa; alterações visuais, como visão turva, borrada, pontos cegos (escotomas) ou redução da acuidade visual.
Em casos mais graves, podem surgir dor de cabeça, confusão mental, tontura e convulsões.A Secretaria de Saúde alerta que qualquer pessoa com sintomas incomuns após consumir bebida alcoólica deve buscar atendimento médico imediato.
Canais de denúncia
Denúncias sobre possíveis irregularidades e suspeitas a respeito de bebidas adulteradas podem ser enviadas pelo Disque Denúncia 181 ou pelo site da Polícia Civil de São Paulo (www.webdenuncia.sp.gov.br/cidadao/crime-acontecendo). O Procon também recebe denúncias, pelo Disk 151.
Leia Também
Estado de SP confirma 10ª morte por intoxicação com metanol
Anvisa manda recolher lava-roupas líquido da Ypê por contaminação
Barueri promove Dia D de Combate à Dengue neste sábado (29) no Boulevard
Butantan desenvolve vacina contra dengue única no mundo e reforça protagonismo científico do Brasil
Saiba como será oferta de vacina para grávidas que previne bronquiolite em bebês
Especialistas consideram Alphaville um polo de saúde de alto padrão
SP alerta para o aumento de casos de acidentes por escorpiões no verão; veja cuidados
Ministério emite alerta para azeites fraudados; saiba quais marcas
Barueri amplia campanha de vacinação contra HPV para crianças e adolescentes de 9 a 14 anos