No último domingo (24), os Estados Unidos anunciaram que irão barrar a entrada de pessoas vindas do Brasil por conta da pandemia do novo coronavírus. O decreto foi assinado pelo presidente Donald Trump e passa a valer a partir de sexta-feira (29).
Segundo o governo norte-americano, a medida foi tomada devido ao aumento do número de casos da Covid-19 no Brasil, que atualmente ocupa o segundo lugar entre os países com mais pessoas contaminadas, atrás justamente dos EUA.
"A ação de hoje irá garantir que estrangeiros que estiveram no Brasil não se tornem uma fonte adicional de infecções em nosso país" diz o comunicado da secretária de imprensa da Casa Branca, Kayleigh McEnany, lançado no domingo.
A medida, entretanto, não será aplicada a pessoas que residam nos EUA, que sejam casadas com um cidadão americano, ou que tenha residência permanente no país, além de irmãos ou filhos de americanos que tenham menos de 21 anos.
Membros de tripulações de companhias aéreas ou pessoas que ingressem no país a convite do governo dos EUA também estão isentos da medida.
Leia Também
Nova regra do visto americano começa a valer hoje; saiba o que muda
Já chega a 800 o número de mortos em terremoto no Afeganistão
Governo Trump revoga visto de Moraes e proíbe entrada do ministro nos EUA
EUA vão monitorar redes de brasileiros que pedirem visto
Brasileira é encontrada morta, após passar 4 dias presa em vulcão na Indonésia
Governo brasileiro condena ataques dos EUA e de Israel a Irã
Doze políticos brasileiros deixam Israel pela Jordânia
Após escalada de conflito no Irã, comitiva de autoridades brasileiras tem voo cancelado a Israel
Irã faz retaliação e lança drones contra Israel