São Paulo | 20ºC
Dom, 04 de Outubro
↗
Mercado Financeiro Principais ações negociadas na B3
B3 • Brasil
Cotações fornecidas por TradingView Valores sujeitos a atraso de mercado
Alerta

Defesa Civil emite alerta de perigo para tempestades intensas e rajadas de vento em Minas Gerais neste fim de semana

31 jan 2026 - 15h54 Joice Gomes   atualizado às 15h58
Defesa Civil emite alerta de perigo para tempestades intensas e rajadas de vento em Minas Gerais neste fim de semana Minas Gerais enfrenta alerta de perigo para tempestades, rajadas de vento e granizo devido a ciclone. (Imagem: gerado por IA)

O boletim diário da Defesa Civil de Minas Gerais coloca o estado em nível de “situação de perigo” neste sábado (31). A influência de um ciclone sobre o oceano está gerando instabilidades atmosféricas generalizadas.

As previsões indicam tempestades em praticamente todas as regiões, com rajadas de vento que podem chegar a 70 km/h e possibilidade de queda de granizo. Os maiores acumulados de chuva, em torno de 40 mm, são esperados no Noroeste mineiro, na região Central e na metropolitana de Belo Horizonte.

Para entender a intensidade, cada milímetro de chuva representa um litro de água por metro quadrado. Assim, 40 mm equivalem a 40 litros por m² em apenas um dia, o que pode causar transtornos significativos.

Ciclone impulsiona chuvas fortes

O ciclone extratropical atuando no Oceano Atlântico favorece a formação de áreas de instabilidade sobre Minas Gerais. As chuvas devem se intensificar à tarde, devido ao aquecimento diurno que aumenta a energia na atmosfera.

No domingo (1º), a situação persiste com ventos ainda mais fortes, de até 80 km/h, e condições propícias para granizo em várias áreas. O padrão chuvoso reforça a necessidade de atenção em regiões vulneráveis a eventos adversos.

Nos últimos dias, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) já havia alertado para a passagem do ciclone pelo Sudeste, afetando Minas Gerais, São Paulo e outros estados.

Impactos recentes e registros

Na sexta-feira (30), a Defesa Civil Estadual atendeu cinco ocorrências em diferentes municípios, sem vítimas fatais. Foram reportados queda de muro, árvore, enxurrada, interdição de vias e rompimento de talude.

Em Areado, no sul mineiro, uma casa foi danificada por enxurrada, e a família recebeu assistência social. Esses episódios destacam os riscos acumulados pelas chuvas contínuas.

  • Queda de estruturas como muros e árvores.
  • Enxurradas que danificam residências.
  • Interdições em vias públicas.
  • Rompimentos em taludes e encostas.

Belo Horizonte em alerta vermelho

A capital mineira renovou o alerta para chuvas entre 30 mm e 50 mm, com raios e rajadas de 50 km/h, válido até as 8h de domingo. Há risco geológico forte nas regionais Pampulha, Norte e Venda Nova.

Risco moderado afeta Centro-Sul, Oeste, Noroeste, Nordeste e Barreiro. Na quinta-feira (29), temporal com granizo alagou ruas e causou transtornos no trânsito e em imóveis.

O acumulado de chuvas até agora supera os índices normais em várias regionais. Por exemplo, a Oeste registra 483,6 mm, 146% da média esperada, e Barreiro tem 409,1 mm, 123,6%.

Sinais de alerta para deslizamentos

A Defesa Civil recomenda monitorar a saturação do solo e sinais construtivos. Qualquer indício deve levar à evacuação imediata.

  • Trinca nas paredes ou rachaduras no solo.
  • Água empoçando no quintal ou minando da base do barranco.
  • Portas e janelas emperrando; muros estufados.
  • Inclinação de postes, árvores ou estalos audíveis.

Em caso de emergência, ligue para a Defesa Civil no 199 ou Bombeiros no 193. Moradores de Belo Horizonte podem se cadastrar para alertas via WhatsApp enviando o CEP para 40199, sem custo.

Preparação e precauções essenciais

Evite áreas de risco, como encostas e próximos a rios. Mantenha documentos e itens essenciais em locais elevados. Não transite por pontes ou vias alagadas.

O governo de Minas reforça a operação integrada para resposta rápida. O Centro de Inteligência em Defesa Civil (Cindec) monitora 24 horas as condições meteorológicas.

Com o ciclone influenciando o Sudeste, outros estados como São Paulo e Rio de Janeiro também enfrentam alertas semelhantes. Em Minas, a prioridade é preservar vidas e minimizar danos materiais.

As chuvas de verão são comuns, mas este evento destaca a importância de estruturas resilientes e planejamento urbano. Autoridades pedem colaboração da população para evitar tragédias.

Atualizações continuam sendo emitidas conforme evolução do tempo. Fique atento aos canais oficiais para orientações atualizadas.

Leia Também
Obras na Rodovia Padre Manoel da Nóbrega entram em nova fase na Baixada Santista
INFRAESTRUTURA VIÁRIA Obras na Rodovia Padre Manoel da Nóbrega entram em nova fase na Baixada Santista
Falta de energia paralisa rampas e afeta travessia de balsas entre Santos e Guarujá
TRAVESSIA SANTOS-GUARUJÁ Falta de energia paralisa rampas e afeta travessia de balsas entre Santos e Guarujá
Justiça determina convocação de aprovados em concurso após reconhecer preterição
CONCURSO PÚBLICO Justiça determina convocação de aprovados em concurso após reconhecer preterição
Homem é preso após tentar invadir sede do STF e lançar mochila perto do prédio
SEGURANÇA EM BRASÍLIA Homem é preso após tentar invadir sede do STF e lançar mochila perto do prédio
Objetos ligados ao nazismo são vendidos online sob argumento de preservação histórica
MEMÓRIA E DIREITOS HUMANOS Objetos ligados ao nazismo são vendidos online sob argumento de preservação histórica
Santos cria política de distribuição de abafadores de ruído para pessoas com hipersensibilidade
ACESSIBILIDADE Santos cria política de distribuição de abafadores de ruído para pessoas com hipersensibilidade
Santos abre 160 vagas em curso gratuito de tecnologia e segurança digital para público 50+
INCLUSÃO DIGITAL Santos abre 160 vagas em curso gratuito de tecnologia e segurança digital para público 50+
Outubro de 2026 terá eleições, feriado nacional e agenda marcada por saúde e cidadania
CALENDÁRIO DE OUTUBRO Outubro de 2026 terá eleições, feriado nacional e agenda marcada por saúde e cidadania
Chuva com rajadas avança pelo Centro-Oeste e Sudeste; São Paulo entra na rota
PREVISÃO DO TEMPO Chuva com rajadas avança pelo Centro-Oeste e Sudeste; São Paulo entra na rota
São Paulo passa a ter mais idosos que crianças e expõe mudança acelerada da população
DEMOGRAFIA São Paulo passa a ter mais idosos que crianças e expõe mudança acelerada da população
Mais Lidas
Bolsa Atleta 2026 divulga lista com recorde de 10.385 contemplados em portaria do Ministério do Esporte
Esportes Bolsa Atleta 2026 divulga lista com recorde de 10.385 contemplados em portaria do Ministério do Esporte
Eleições 2026: veja a ordem dos seis votos e como preparar a colinha
ELEIÇÕES 2026 Eleições 2026: veja a ordem dos seis votos e como preparar a colinha
Eleitores poderão registrar até seis escolhas em 4 de outubro. Confira a ordem dos cargos, os dígitos e as regras para celular e documentos.
Eleições 2026: veja o que é permitido e o que pode dar problema no dia da votação
GUIA DO ELEITOR Eleições 2026: veja o que é permitido e o que pode dar problema no dia da votação
Eleitor pode levar colinha em papel e usar camiseta de candidato, mas celular é proibido na cabine e boca de urna pode configurar crime eleitoral.
Jardim Botânico de Santos celebra 32 anos com corrida, cultura e plantio de árvores
ANIVERSÁRIO EM SANTOS Jardim Botânico de Santos celebra 32 anos com corrida, cultura e plantio de árvores
Jardim Botânico Chico Mendes celebra 32 anos com corrida, caminhada, plantio, circo, música e piquenique inclusivo neste domingo, em Santos.