Representação editorial de obras de saneamento com bloqueios temporários no trânsito regional.
(Imagem: gerado por IA)
Trinta e um trechos de ruas e avenidas de sete municípios da Baixada Santista têm interdições totais ou parciais programadas nesta semana para obras da Sabesp. A programação, iniciada na segunda-feira (21), contempla intervenções que seguem principalmente até domingo (27), com alguns bloqueios previstos até terça-feira (29).
Os trabalhos envolvem ampliação e modernização das redes de água e esgotamento sanitário. Os órgãos municipais de trânsito autorizaram os bloqueios, que podem exigir desvios e alterações de circulação conforme a fase da obra.
Investimentos e reservação de água
Entre os projetos de maior porte está o Centro de Reservação Boqueirão, entre Praia Grande e São Vicente. A estrutura representa investimento de R$ 175 milhões, terá capacidade para armazenar 30 milhões de litros de água tratada e deverá reforçar o abastecimento de mais de 238 mil pessoas.
A Sabesp informa que o conjunto de investimentos planejados para a Baixada entre 2026 e 2029 soma R$ 8,1 bilhões. O objetivo inclui ampliar capacidade de tratamento, reduzir pontos frágeis na distribuição e enfrentar a elevação de demanda durante a temporada de verão.
Guarujá concentra interdições
No Guarujá, estão previstos bloqueios parciais na Rua Nova e Rua Mato Grosso, na Maresinha, e na Rua Itapema, na Migração, até sexta-feira (25). Há ainda obras na Avenida Antonio Correia e na Avenida Manoel da Cruz Michael, em Santa Rosa, além da Rua Joana Menezes Faro, no Pae Cará, e da Rua Carmosina de Freitas Abreu, em Santa Cruz dos Navegantes, com previsão até domingo.
Entre os bloqueios totais estão trechos das ruas Santo Antonio e Três de Maio, no Sítio Conceiçãozinha, Avenida Dom Pedro I, no Jardim Virgínia, e Rua José Silveira, em Santa Madalena.
Itanhaém, Peruíbe e Praia Grande
Em Itanhaém, a Avenida Dr. Edson Batista de Andrade, no Cibratel I, terá interdição total até domingo. Há bloqueios parciais na Avenida Armênia, no Balneário Tupy, na Avenida Santos, no Tropical, e na Avenida Engenheiro José de Barros Saraíva, em Nova Itanhaém.
Peruíbe concentra intervenções totais na Avenida Luciano de Bona, em diferentes pontos, além das avenidas Darcy Fonseca e Gerson de Souza Reis, no Bairro dos Prados e Jardim dos Prados.
Em Praia Grande, as interrupções totais atingem a Rua Uruguai, a Avenida da Integração e, nos dias 24 e 25, trecho da Avenida Dr. Guilherme Penteado de Campos. Há bloqueios parciais nas ruas Alberto Santos Dumont e Padre Gastão e na Avenida Ministro Marcos Freire.
Cubatão, Santos e São Vicente
Cubatão tem interdição parcial na Avenida Principal, na Vila Esperança, até domingo. Em Santos, os serviços ocupam parcialmente a Avenida Martins Fontes, no Saboó, e a Avenida Antonio Prado, na região do Ecoporto, com previsão até o dia 29. São Vicente recebe bloqueio parcial na Avenida Capitão Luiz Pimenta, no Parque Bitaru.
Motoristas devem respeitar sinalização de obra, observar comunicados municipais e utilizar rotas alternativas quando possível. Os horários e a duração podem mudar por chuva, condições do solo e necessidades operacionais. A lista representa a programação anunciada, não confirmação de que todas as vias estarão fechadas simultaneamente.