Representação editorial neutra de cobertura das agendas dos candidatos à Presidência; não é registro documental de um ato específico.
(Imagem: gerado por IA)
Os candidatos à Presidência da República cumpriram agendas de campanha e compromissos institucionais em diferentes estados na terça-feira (22). A programação reuniu carreatas, caminhadas, entrevistas e atos com apoiadores. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, candidato à reeleição pelo PT, participou da abertura da 81ª Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova York, onde abordou a soberania brasileira.
Atos no Nordeste e propostas de infraestrutura
Flávio Bolsonaro (PL) esteve em São Luís, no Maranhão, onde participou de motocarreata e comício no bairro Cohajap. O candidato defendeu investimentos em infraestrutura para o transporte da produção agropecuária regional e falou em ampliar a titulação de propriedades urbanas e rurais, com atenção a agricultores familiares. As declarações são propostas de campanha, não medidas já executadas.
Clariana Barão (DC) participou, em João Pessoa, da inauguração do comitê do candidato a governador Pedro Coutinho. Hertz Dias (PSTU) esteve em entrevistas aos podcasts Tamir Convida e IronTalks. O candidato defendeu a reindustrialização e a reestatização de empresas que considera estratégicas.
Compromissos em Minas Gerais e São Paulo
Edmilson Costa (PCB) fez panfletagem e caminhada no centro de Belo Horizonte e participou de ato com candidaturas de seu partido. Romeu Zema (Novo) cumpriu agenda em Poços de Caldas, com caminhada, almoço com empresários e entrevistas. Zema defendeu ampliar o beneficiamento de nióbio e terras raras no Brasil e vinculou sua proposta comercial a mudanças em restrições impostas a produtos brasileiros no exterior.
Renan Santos (Missão) visitou o Santuário Nacional de Aparecida e, depois, esteve em São José dos Campos, onde se dirigiu a apoiadores. Ronaldo Caiado (PSD) participou de carreata em Morrinhos, Goiás; outra atividade prevista em Buriti Alegre foi cancelada devido ao mau tempo, segundo a campanha. Caiado disse pretender reproduzir, em âmbito federal, aspectos do modelo de gestão adotado em seu período como governador.
Entrevistas, ONU e agendas não divulgadas
Lula discursou na Assembleia Geral da ONU e tratou de soberania e relações internacionais. Rui Costa Pimenta (PCO) participou de programação do canal Rádio Causa Operária e concedeu entrevista ao canal Galo Preto. Wilson Grassi (Democrata) conversou com o portal A priori, de Tocantins.
Augusto Cury (Avante) cancelou parte dos compromissos após a morte de um amigo no acidente de helicóptero em Santa Catarina e participou de sabatina da revista Veja. Leonardo Avalanche (PRTB) e Samara Martins (UP) não divulgaram compromissos públicos para a data na cobertura consultada. A ausência de divulgação não comprova inatividade das campanhas.
Como acompanhar as candidaturas
As atividades desta reportagem são um registro da terça-feira, não uma avaliação das propostas. Eleitores podem consultar os programas registrados, informações sobre as candidaturas e prestações de contas nos sistemas oficiais da Justiça Eleitoral. Declarações sobre medidas futuras devem ser diferenciadas de atos praticados no exercício de cargos públicos.